A Federação

A FHORESP – Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo fundada em 17 de setembro de 1987, é a entidade que representa 24 sindicatos Regionais no Estado de São Paulo. Congrega atualmente 350.000 associados.

A proposta a FHORESP é desenvolver ações no âmbito estadual que beneficiem seus associados, tais como: Orientação aos proprietários de hotéis, bares e restaurantes, consultoria jurídica, consultoria fiscal, criação e promoção de cursos de capacitação na área, normatização do setor e demais ferramentas que proporcionem a otimização dos recursos e a promoção social.

Debatendo o Desenvolvimento Turístico
A FHORESP também tem a finalidade de desenvolver o turismo em todo o estado de São Paulo realizando periodicamente os Encontros Regionais para o Desenvolvimento Social e Econômico do Turismo. Esses encontros acontecem com a realização das entidades do setor e são apoiados pelos sindicatos locais e reúnem os empresários do setor de hospedagem, alimentos e bebidas, prefeitos, autoridades municipais, secretários de turismo, representantes do legislativo, membros dos Conselhos de Turismo (Contur), Conselho Estadual de Turismo do Estado de São Paulo e parlamentares nos níveis, municipal, estadual e federal, entidades patronais e de trabalhadores do setor de hospitalidade e turismo, Associação Comercial, Federação das Industrias e representantes de universidades de turismo e Sebrae.

Durante esses encontros são discutidos temas de interesse desse segmento e propostas para o desenvolvimento social e econômico do turismo para o Estado de São Paulo, que tem cidades com grande potencial turístico.

A FHORESP atua efetivamente em todas as ações que as entidades que compõem o seu quadro de associados desenvolve, oferecendo suporte para que as mesmas obtenham êxito, trabalhando para seu desenvolvimento, participando de ações que resultaram na redução do ICMS para a categoria, economia de energia elétrica e trabalhos que vem sendo desenvolvidos no sentido de que os insumos utilizados pelo setor tenham seus custos reduzidos. Inclusive, mantendo um posto de atendimento da Junta Comercial na Casa do Turismo.

Promoção de Festivais Gastronômicos e Eventos Estaduais
A FHORESP também oferece apoio logístico e institucional, bem como atua para que sejam realizados anualmente os festivais gastronômicos e eventos: Festival Internacional da Gastronomia – Festival da Pizza Italiana no Brasil – Festival da Esfiha – Festival da Comida Brasileira – Festival da Comida Natural – FISTUR do sistema CNtur/ABRESI- CIHAT São Paulo e CIHATs Regionais – FACIRA, Feira Comercial, Industrial e Agro-Pecuária de Araraquara e Região, entre outros.